A Biblioteca Móvel de Extensão (Bibex) marcou presença na edição deste ano da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), considerado o maior evento do gênero do Norte/Nordeste do Brasil. O ônibus está estacionado na Praça Ubaldino de Assis até este sábado (19), com diversas ações.
“A importância da Biblioteca Móvel é gigantesca, porque, com a Bibex, a gente consegue viajar em todos os territórios de identidade e levar os livros para diversas crianças”, afirmou a diretora do Livro e da Leitura, da Fundação Pedro Calmon, Érica Ferreira.
Durante os quatro dias da festa literária, crianças, adolescentes e adultos tiveram acesso ao acervo da Bibex, composto por livros e revistas. A programação diferenciada reservou, ainda, aos participantes atividades como contação de histórias, oficinas e apresentação do Coral Açu, desenvolvido pelas Obras Assistenciais Comunitária da Vila de Acupe, através da Biblioteca Comunitária Anna Sironi.
“Eu acho que a leitura é muito, muito, importante e fundamental, principalmente porque cresceu a taxa de analfabetismo no Brasil, e a Biblioteca Móvel incentiva aos alunos a leitura, que é essencial”, explicou Alessandra Freitas, que cursa o 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos, na cidade de Ipirá.
“Esses eventos têm influenciado as pessoas à leitura. Por mais eventos assim, porque isso incentiva os alunos, que, muitas vezes, não se interessam e até mesmo os que se interessam, mas não têm acesso a livros”, completou a amiga de Alessandra, Laura Fernandes.
Uma das atrações mais aguardadas é o projeto Leve e Leia, que promove interação com o público através de um jogo de perguntas e respostas. Já são mais de 500 livros distribuídos pela biblioteca na Flica.
“Nós fazemos uma atividade com perguntas e respostas e todos os estudantes que acertam levam o livro. A nossa intenção não era fazer a doação do livro pela doação e, sim, fazer uma coisa mais dinâmica, interativa. Por isso que a gente fez o quiz”, explicou Érica.
A Biblioteca de Extensão (Bibex) é uma biblioteca pública integrada ao Sistema de Bibliotecas Públicas da Fundação Pedro Calmon (FPC), que é ligado à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA). A Bibex vai à comunidade através de espaços de leitura espalhados por Salvador e interior da Bahia, além de participar frequentemente de eventos que promovem o livro e a leitura.
Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
Um total de 5.681 escolas de todo país tiveram estudantes premiados pelos resultados na Olimpíada…
Índice é histórico (2,8%), uma vez que enquadra o Estado na condição de pleno emprego…
Um grave acidente resultou em um incêndio e deixou dois mortos na manhã deste sábado,…
Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A previsão do tempo indica chuvas nos próximos dias em Simões Filho, Região Metropolitana de…
Tendo em vista poder ajudar as comunidades mais vulneráveis e necessitadas de Simões Filho, através…