“Um momento muito valioso para apresentar os projetos e atuação do órgão ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA) da BTS, Unidade de Conservação gerida pelo Inema, oportunidade essa para ouvir a comunidade, seus anseios, sugestões e críticas. Essa interação é necessária para que consigamos consolidar, ainda mais, uma gestão participativa, reforçando o compromisso dos órgãos ambientais com a sustentabilidade e o desenvolvimento de toda a região”, ressaltou o representante do Inema na gestão da APA BTS, Túlio Rego.
Para o organizador da Festa do Pescador, o engenheiro ambiental Jonatas Spinola, a roda de conversa agregou conhecimento e valorização a esta data tão simbólica. “Entendemos que o Dia do Pescador vai além da diversão, da solenidade religiosa e do cortejo, deve ser um espaço de transformação e de trazer temáticas que possam agregar valor social à vida e rotinas profissionais tanto dos pescadores como dos demais moradores das ilhas”.
Esses materiais visam informar pescadores e comunidades locais sobre os períodos em que a pesca de determinadas espécies é proibida ou restrita. O objetivo é proteger essas espécies durante seus períodos reprodutivos, contribuindo para a manutenção dos estoques pesqueiros e a sustentabilidade da atividade.
“Nossa missão, por meio deste calendário, é levar informação de forma clara e acessível para que todos possam compreender a importância do defeso, na perspectiva de consolidar iniciativas de educação ambiental, representando um passo significativo para o envolvimento efetivo destas comunidades para a proteção de espécies marinhas e de todo o ecossistema”, explicou a servidora da diretoria de Educação Ambiental da Sema, Stéfane Mendes.
A iniciativa foi bem recebida pelas lideranças locais, que também expressaram seu apoio à ação, a exemplo do presidente da Federação das Associações de Pescadores Artesanais (Fapesca) Antônio Jorge Teixeira. “Esses calendários são muito úteis para os pescadores e marisqueiras para que saibam exatamente os períodos de reprodução e de suspensão da pesca de cada espécie, preservando nosso sustento a médio e longo prazo. Nossa região é conhecida por abrigar comunidades tradicionais que mantêm uma relação harmônica com o meio ambiente e dependem dele para a subsistência de suas famílias com a pesca artesanal. A partir do momento que começa esse trabalho educacional a população passa a ser orientada corretamente, aproveito para reforçar a necessidade dos órgãos públicos estarem mais presentes nas questões relacionadas aos pescadores, nossa categoria leva comida para mesa de ricos e pobres, por isso deve ser mais valorizada e estamos aqui, como associação, para cooperar”, completou.
A bióloga da diretoria de Fiscalização Ambiental do Inema, Márcia Virgínia, explicou que o defeso é um período essencial para assegurar um futuro de equilíbrio ambiental e garantia de renda para as famílias que vivem desta atividade econômica. “Respeitar o defeso é também garantir o futuro da atividade pesqueira, este calendário é uma importante ferramenta para a população se atentar às datas que correspondem a cada período. Cada um aqui presente é um guardião e propulsor da sustentabilidade, não importa a área de atuação, no momento em que assumem esse compromisso de aprender e também ensinar suas experiências e vivências socioambientais e de relação com os ecossistemas da ilha”.
Calendário do defeso nas escolas públicas
A gestora da escola municipal da Ilha, Isabel Cristina, falou que os materiais recebidos serão de grande utilidade. “Foi uma oportunidade de conhecimento, o material servirá de subsídio para o conteúdo programático para a educação, principalmente dos alunos, muitos são filhos de pescadores que precisam entender sobre essa demanda que é de grande importância para a comunidade. Essas informações trazidas aqui em um calendário ilustrativo e didático serão utilizadas por nossos professores de biologia e de ciência”.
Fonte: Ascom/Sema
Pesquisa em 112.000 km revelou disparidade entre as diferentes regiões do país; melhores trechos estão…
Um homem tentou sequestrar um menino de três anos em SP, mas foi impedido por…
Morte foi causada por complicações decorrentes de insuficiência renal Divulgação Juan Arias Martínez teve a…
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Os estudantes que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 das Licenciaturas…
Chorrochó, no norte da Bahia, foi contemplada com uma série de obras que irão melhorar…