Categories: Brasil

Aumento de casos de coqueluche preocupa autoridades em SP e RJ

O aumento expressivo de casos de coqueluche em 2024 preocupa as autoridades de saúde no Sudeste. Estados e municípios passaram a seguir orientações do Ministério da Saúde, que associa diretamente o crescimento dos casos com a falta de vacinação.

No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde registrou um aumento de mais de 300% de casos da doença até julho deste ano, comparado ao ano de 2023 inteiro. Em São Paulo a situação é ainda mais alarmante: apenas na capital houve um aumento de 1178% nos primeiros seis meses do ano. Foram 165 casos na cidade, frente aos 14 registrados no mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. 

Além do Brasil, países da União Europeia também vêm registrando aumento nos casos da doença, o que gerou um alerta mundial com o início dos Jogos Olímpicos de Paris em duas semanas. Segundo o Boletim Epidemiológico do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), entre janeiro e março de deste ano, mais de  32 mil casos de coqueluche foram registrados em pelo menos 17 países do bloco. 

O professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), André Ricardo Araujo da Silva, afirma que a crise de desinformação está diretamente ligada à crise sanitária enfrentada no Brasil e na Europa. 

“O aumento de casos é resultado de uma combinação de fatores. Um deles é o movimento antivacina, que tem sido um problema desde o lançamento das vacinas. Com o avanço da internet nos últimos 10 a 15 anos, a disseminação de informações falsas aumentou, levando muitos pais a não vacinarem seus filhos. Além disso, a proteção da vacina diminui com o tempo.”

O que é a coqueluche?

Coqueluche é uma doença infecciosa causada pela bactéria Bordetella pertussis, e apenas o ser humano pode contraí-la. Transmitida pelo ar, a doença se espalha facilmente quando uma pessoa infectada tem tosse ou espirra. 

Os sintomas se assemelham ao de um resfriado comum, com coriza, mal-estar, crises de tosse intensa e característica e vômitos, em crianças pequenas. Apesar da febre ser considerada leve, a duração dos sintomas pode variar entre seis e dez semanas. O diagnóstico da doença só é feito por meio de exames laboratoriais específicos para identificar a presença da bactéria causadora da coqueluche, o que pode gerar inclusive uma subnotificação de casos da doença.

O tratamento é feito com antibióticos e medidas para atenuar os sintomas, mas é consenso das autoridades globais que a única prevenção é a vacinação. 

O Ministério da Saúde afirma que “a imunidade à doença é adquirida quando [crianças] tomam as três doses da vacina, sendo necessária a realização dos reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Pode ser que o adulto, mesmo tendo sido vacinado quando bebê, fique suscetível novamente à doença porque a vacina pode perder o efeito com o passar do tempo.”

Orientações da pasta para estados e municípios incluem a ampliação dos grupos que devem ser vacinados contra coqueluche, como funcionários de berçários e creches. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, a imunização contra a doença faz parte da vacina Pentavalente, cuja cobertura vacinal está um pouco abaixo da meta de 95%. 

Para o professor Ricardo Araújo da Silva, que também é membro da Federação Internacional de Controle de Infecção (IFIC), “é crucial educar as famílias sobre a importância de manter o esquema vacinal atualizado e estimular a vacinação não apenas contra a coqueluche, mas contra todas as doenças preveníveis por vacina”. Segundo ele, apenas garantindo uma cobertura vacinal ampla é possível proteger a população.

Sob supervisão

Fonte: Clique aqui

Redação

Recent Posts

Árvores se adaptam a mudanças de temperatura extrema, aponta pesquisa

Uma pesquisa investigou como uma espécie de árvore nativa das florestas boreais consegue resistir a…

40 minutos ago

Transalvador amplia prazo para cadastro de veículos para acesso às regiões do Carnaval – Secretaria de Comunicação

Foto: Bruno Concha/Secom PMS A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estendeu para até o…

42 minutos ago

Estudantes fazem a prova do Enade neste domingo

Estudantes universitários de todo o país fazem, na tarde deste domingo (24), a prova do…

60 minutos ago

Olimpíada do Tesouro Direto premia 60 mil estudantes

Um total de 5.681 escolas de todo país tiveram estudantes premiados pelos resultados na Olimpíada…

3 horas ago

Santa Catarina registra a menor taxa de desemprego em 10 anos

Índice é histórico (2,8%), uma vez que enquadra o Estado na condição de pleno emprego…

4 horas ago

Grave acidente causa incêndio e deixa 2 mortos em MG

Um grave acidente resultou em um incêndio e deixou dois mortos na manhã deste sábado,…

5 horas ago