Em busca do ouro nas águas, atletas da Bahia viajam para competições de polo aquático e natação em águas abertas pelo país, com a concessão de passagens aéreas e transporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). As competições acontecem durante esta semana e seguem até o domingo (28), no estado de São Paulo e do Maranhão.
De olho no 3º Torneio Internacional de Polo Aquático, a Sudesb concedeu um ônibus para participação da delegação baiana de Polo Aquático sub-15 e sub-18. Ao todo, são 15 atletas, um assistente técnico, um técnico e um responsável, que já se encontram em Bauru, no interior de São Paulo. O evento começou nesta terça-feira (23) e vai até o sábado (27).
Um dos destaques da delegação é por ser composta majoritariamente por atletas formados pelo projeto Natação em Rede, uma parceria entre a Sudesb e a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) na Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô, onde os times treinam. Atualmente, eles são bicampeões Norte Nordeste, além de ter sido o melhor time do Nordeste no Campeonato Brasileiro Sub-16, disputado em maio deste ano, na capital baiana. Alguns atletas se destacaram e foram convocados para o time adulto da Bahia.
“É um campeonato muito importante para o desenvolvimento dos meninos. O polo aquático é uma modalidade muito desenvolvida no eixo Rio/São Paulo. É pouco comum um time fora deste eixo se destacar, o que vem acontecendo com a equipe do Natação em Rede. O polo aquático, hoje na Bahia, está totalmente atrelado ao time, porque toda a equipe de base está concentrada no programa. Tem sido de fundamental importância, principalmente com o apoio da Sudesb”, afirma o presidente da FBDA, Diego Albuquerque.
Águas Abertas
Com o apoio de passagem aérea pela Sudesb, Claudine Tekes vai participar da quarta etapa do Campeonato Brasileiro Interclube (CBI) de Águas Abertas, que acontecerá em São Luís, no Maranhão, no sábado (27) e no domingo (28). A nadadora vai disputar as provas de 5 km e 10 km.
Ela é um dos destaques da Bahia. Por isso, a expectativa do presidente da FBDA para que ela alcance o pódio. “Claudine é uma das líderes do forte Campeonato Baiano. A atleta já integrou a Seleção Brasileira da modalidade e tem boas chances de figurar entre o pelotão da frente nessa etapa. A briga é para subir no pódio da categoria sênior”, afirma Diego.
No currículo de Claudine, tem uma convocação para a Seleção Brasileira no Mundial Junior de Águas Abertas, em Seychelles, em 2022. Ela também foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro de Categoria em Maratonas Aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de 2017 e 2018; o terceiro lugar em 2019; e o prêmio de Atleta Destaque FBDA 2017.
Fonte: Ascom/Sudesb
A BAHIA RECEBEU O SELO OURO DO PROGRAMA NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA/ COM UM ÍNDICE…
Nesta quinta-feira (21), aconteceu a maior aula aberta do Brasil, no estádio Beira-Rio, em Porto…
A cesta básica na capital paulista teve um aumento de 1,15% em outubro na comparação…
Nesta sexta-feira (22), o Centro de Hemorragia Digestiva (CHD) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS)…
O EVENTO DE PREMIAÇÃO DO VIGÉSIMO SEGUNDO FESTIVAL DE MÚSICA DA RÁDIO EDUCADORA FM ACONTECE…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…