Categories: Brasil

Após incêndio no Parque Nacional de Brasília, fumaça cobre cidade e escolas suspendem aulas

O presidente Lula sobrevoou o Parque Nacional no domingo e reuniu-se com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta segunda para tratar das mudanças climáticas e dos incêndios que assolam o Brasil

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilPF abriu inquérito para investigar as causas do incêndio que atingiu o parque e investigações estão em andamento

O incêndio no Parque Nacional de Brasília, que começou neste domingo (15), encobriu a capital federal de fumaça durante a madrugada e manhã desta segunda-feira (16). Como resultado, escolas suspenderam aulas. A Universidade de Brasília (UnB) também optou por não realizar atividades presenciais. Em razão da queimada, é possível avistar pessoas usando máscaras para evitar a inalar a fumaça, que até dificultou a vista de quem transitava pelas ruas no começo da manhã.

A Secretaria da Educação do Distrito Federal permitiu que escolas próximas às áreas afetadas tenham autonomia para suspender as aulas caso identifiquem riscos à saúde dos alunos. Até o momento, o CEF 306 Norte, o Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN), o CEM Paulo Freire, na 610 Norte e o Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (CELAN) suspenderam as aulas.

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou o Parque Nacional no domingo (15) e reuniu-se com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nesta segunda (16) para tratar das mudanças climáticas e dos incêndios que assolam o Brasil. A queimada na região continua. Um efetivo de cerca de 70 combatentes, entre eles integrantes do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) e do governo federal trabalhava na região por volta das 12h desta segunda.

Segundo o CBMDF, o fogo é considerado de “grandes proporções”, mas está sob controle. Os combatentes, porém lidam com cautela, muito em razão do clima seco e demais circunstâncias climáticas. A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar as causas do incêndio que atingiu o parque. As investigações já estão em andamento.

No domingo, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou uma série de medidas a serem adotadas pelo governo federal para conter a devastação em biomas como a Amazônia e o Cerrado.

Entre elas, a abertura de crédito extraordinário, fora do arcabouço fiscal, para fazer frete à devastação. Essa pauta, aliás, foi defendida pela ministra Marina Silva em audiência no Senado há duas semanas.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Carolina Ferreira

Fonte: Clique aqui

Redação

Recent Posts

Corpo é encontrado boiando em represa em Alfenas (MG)

Um corpo foi encontrado boiando na represa de Furnas, na cidade de Alfenas (MG), na…

10 horas ago

PF acessa dados de celular apreendido com autor de atentado a bomba no STF

Extração das informações foi feita por meio de um software de última geração; outros bens…

11 horas ago

Poluição que aquece o planeta deve atingir nível recorde, diz estudo

Poluição responsável pelo aquecimento global atingirá o nível mais alto de todos os tempos, frustrando…

3 dias ago

Família de Marília Mendonça aciona justiça contra rede de fast-food por decoração de Halloween ofensiva

Imagens que circularam nas redes sociais mostravam o nome de Marília em uma decoração que…

2 semanas ago

Projetos ensinam os conceitos da economia circular

Separar resíduos, evitar uso de materiais descartáveis, reciclar. Esses são passos considerados essenciais para frear…

2 semanas ago

ÁUDIO: Jerônimo defende “agenda ampla de Segurança Pública” e soma de esforços com o Governo Federal em reunião com Lula

Durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e governadores, no Palácio do…

2 semanas ago