Aparecida (GO) vacina estudantes em mais de 100 escolas municipais

HomeBrasil

Aparecida (GO) vacina estudantes em mais de 100 escolas municipais

Goiânia – O município de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, segue promovendo a vacinação nas escolas da cidade. A mobilização começou em fevereiro e se estende até 12 de abril. Com exceção da BCG e da Qdenga, todas as vacinas do calendário infantil são oferecidas nos ambientes escolares, em datas pré-definidas, de acordo com o cronograma (clique para ver).

A vacinação escolar é uma estratégia da Saúde do município para facilitar o acesso à imunização. “É uma oportunidade para as crianças e os adolescentes atualizarem o cartão de vacinação na própria escola, onde elas estão acostumadas com o ambiente, sem necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde. Ajuda muito”, avalia o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

O chefe da pasta destaca que, no primeiro semestre deste ano, 108 escolas vão receber as equipes de imunização da SMS. “São escolas públicas, privadas e conveniadas. Milhares de estudantes beneficiados”, reforça.

Alessandro Magalhães explica ainda que na vacinação escolar são ofertados imunizantes contra sarampo, coqueluche, febre amarela, difteria, meningites, pneumonias, caxumba, hepatite B e outras doenças, inclusive as de campanhas, contra a poliomielite (paralisia infantil) e Covid-19.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, lembra que, até então, a vacina contra a dengue também era oferecida nas escolas. “Mas, seguindo as regras da nova Nota Técnica do Ministério da Saúde, o imunizante deve ser aplicado somente nas salas de vacinação das unidades de saúde. Assim, as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos interessadas na proteção contra a dengue podem ser vacinadas nos 38 postos fixos espalhados pela cidade”, acrescenta.

Como funciona a vacinação nas escolas

A vacinação escolar ocorre das 8h30/9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com o objetivo de possibilitar a participação dos pais ou responsáveis durante o momento da imunização. “Caso os pais ou responsáveis não consigam estar presentes, não tem problema. Eles podem  enviar para a escola, no dia programado, o cartão de vacinação e os documentos pessoais da criança, que ela será acompanhada por um representante da instituição no ato da vacinação”, informa a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Com informações da Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Fonte: clique aqui.

Você bem informado!

COMMENTS