Categories: Salvador

Agentes de salvamento aquático da Salvamar participam de curso de Libras em parceria com a Sempre

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Agentes de salvamento marítimo que atuam nas praias de Salvador participaram de um curso de Libras a fim de qualificarem o seu atendimento às pessoas surdas na capital baiana. O treinamento teve duração de 40 horas-aula e foi resultado de uma parceria entre a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

De acordo com a diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Sempre, Daiane Pina, o curso é fundamental para a segurança de pessoas surdas que frequentam as praias da cidade. “A Salvamar, após ofertar um curso na Aesos, parceiro da Sempre, nos falou da vontade do curso e prometemos que iríamos criar, primeiramente, acessibilidade de bandeiras e informações nas redes sociais, o que já fizemos”, disse.

“A prioridade é salvar vidas. Todas as pessoas têm que ter direito à informação em caso de perigo, de necessidade, como se comunicar, e a Salvamar, através da Central de Acessibilidade Comunicacional de Salvador (CACS), vai oportunizar que os profissionais aprendam a se comunicar com pessoas surdas”, completou Daiane Pina.

O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, classificou o curso como importantíssimo para os agentes. “Vamos incluir cada vez mais uma gama de pessoas que têm a necessidade de ser assegurada pelo nosso serviço, e que em um outro momento não era possível”, disse.

“Acreditamos que desta forma conseguimos pensar novas formas de prevenir o afogamento para a comunidade surda, deficiente, junto com a Sempre, com o secretário Júnior Magalhães, determinar novos fatores para dar uma seguridade maior às pessoas com deficiência, com uma comunicação mais assertiva”, completou Kailani Dantas.

Chefe do setor de Prevenção e Treinamento da Salvamar, Jou Alexandre Oliveira explicou como o órgão diagnosticou essa necessidade: “A partir do momento que a gente sentiu a nossa dificuldade em se comunicar para prevenir o afogamento com pessoas surdas, a gente percebeu que a gente tinha que se capacitar e se qualificar para isso, para potencializar nosso serviço e preparar o Salvamar diante dessas pessoas, com acessibilidade melhor e banho de mar mais seguro. Nesta turma, temos 20 agentes participando”, afirmou.

O agente Leonardo Igreja, de 43 anos, conta que o curso é fundamental para o dia a dia nas praias. “Na praia, o nosso maior trabalho é justamente a prevenção. A comunicação é importante, seja ela visual, falada, gesticulada, então a gente trabalha com a palavra, conversando com as possíveis vítimas, com as bandeiras, e agregar esse curso é importante, pois a praia é acessível para todos”, declarou.

Share
Published by
Tags: Salvador

Recent Posts

Elevador despenca do sexto andar e deixa vítimas no Horto Florestal

Um elevador despencou do sexto andar do Edifício Splendor, no Horto Florestal, em Salvador, na…

12 minutos ago

Maior evento de arte na pele do mundo começa nesta sexta em São Paulo

O mercado de tatuagem no Brasil deve movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões em 2024,…

1 hora ago

Agente comunitária de saúde de Salvador é protagonista em documentário nacional sobre a profissão – Secretaria de Comunicação

Foto: Otávio Santos/Secom PMS Atuante na Unidade de Saúde da Família Recanto da Lagoa I…

3 horas ago

Justiça absolve Vale, Samarco e BHP pelo rompimento de barragem em Mariana

A juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6),…

3 horas ago

Enem 2024: MEC divulga gabaritos oficiais e cadernos de questões

O Ministério da Educação (MEC) antecipou para esta quinta-feira (14) a divulgação dos gabaritos e…

3 horas ago

Camaçari recebe Conferência IV do Campeonato Baiano de Handebol neste final de semana

A conferência IV do Campeonato Baiano de Handebol 2024 em Camaçari tem início nesta sexta-feira,…

3 horas ago