Neste retorno, a operação será parcial, com 128 voos diários, e a pista ainda estará reduzida; local estava fechado desde 3 de maio
A recuperação do aeroporto está sendo realizada em etapas
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, reabriu suas portas nesta sexta-feira (18) após mais de cinco meses sem operações comerciais. A interrupção se deu em razão das severas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, que resultaram em danos significativos à infraestrutura do aeroporto. Neste retorno, a operação será parcial, com 128 voos diários, e a pista ainda estará reduzida. Desde o fechamento em 3 de maio, a situação do aeroporto foi crítica, com 75% da pista submersa. As chuvas devastadoras impactaram 748 cidades e causaram a morte de 183 pessoas, conforme dados da Defesa Civil do estado. Com a reabertura, o governo já autorizou a venda de passagens aéreas, prevendo mais de 900 voos por semana para o Salgado Filho.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A recuperação do aeroporto está sendo realizada em etapas. A primeira fase, que consistiu na limpeza e na avaliação dos danos, já foi finalizada. Atualmente, a segunda fase está em andamento e deve ser concluída até o final de outubro, focando na recuperação das áreas essenciais para os pousos e decolagens. A terceira fase, que se iniciará ainda neste mês, abrangerá as áreas que não estão sendo utilizadas por aeronaves. Além da reabertura do aeroporto, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estará no Rio Grande do Sul para participar de um evento que celebra a assinatura de um contrato de adesão do Porto Meridional de Arroio do Sal. Este projeto representa um investimento significativo, estimado em R$ 1,2 bilhão, e promete impulsionar a economia local.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Luisa dos Santos
COMMENTS