Para promover a capacitação técnica e profissional dos servidores do Sistema Estadual da Segurança Pública e fomentar a inovação, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia lançou, na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5), a criação da Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia – Unidade Segurança Pública (UCS – Segurança Pública).
A unidade será gerida pela Diretoria de Projetos e Processos e Estudos da Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial (Siap) e atuará de forma coordenada com outras instituições de ensino dos órgãos do Sistema Estadual da Segurança Pública.
Segundo a diretora de projetos e processos e estudos estratégicos da Siap, major PM Tatiana Eleutério, a unidade nasceu com a missão de integrar as ações de capacitação, já desenvolvidas pela pasta. A criação da UCS da pasta seguiu parâmetros estabelecidos pela Saeb.
“Lançamos a Plataforma de Educação Corporativa e Aprendizagem em Rede (Ecoar), tivemos o fortalecimento do Comitê de Educação Corporativa da SSP, e a partir disso, uma série de acordos de cooperação técnica para compartilhamento de cursos”, explicou.
A oficial lembrou também da parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) para elaboração de mestrado profissional e concorrência em outros quatro editais do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o fornecimento de cursos de pós-graduação. Todas as iniciativas de capacitação dos servidores passam a ser centralizadas pela UCS-Segurança Pública.
A unidade de ensino proporcionará novas oportunidades de capacitação, expansão de conhecimentos nas áreas da Segurança Pública, novas parcerias e, como resultado, maior qualificação profissional refletida no serviço ofertado para a sociedade.
“A criação da UCS-SSP é uma inovação e mais uma iniciativa para valorização do profissional das forças”, explicou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner Filho.
Ecoar
Em abril, a SSP lançou a Plataforma Ecoar para ofertar capacitações aos servidores de todo o estado. Os cursos podem ser assistidos de qualquer plataforma e oferecem certificação. A plataforma já conta com quase três mil usuários inscritos.
No portal também é possível se inscrever para processos seletivos e garantir vagas para cursos presenciais.
Este ano, a SSP também assinou Termo de Adesão com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com o objetivo de ampliar a oferta de formações na Ecoar para os servidores.
Outras instituições estaduais de ensino
Além da UCS-SSP, servidores estaduais contam com universidades corporativas no âmbito da Secretaria da Administração (Saeb), Secretaria do Planejamento (Seplan) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Fonte: Ascom/SSP
COMMENTS