Mais de 200 estudantes se reuniram no Centro Cultural Elofilo Marques, em Ipirá, para o 9º Encontro Territorial de Arte e Cultura Estudantil do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe (NTE 15), que terminou nesta quinta-feira (31). O evento, iniciado na quarta (30), destaca 79 projetos estruturantes, com apresentações de dança, teatro, música, produções audiovisuais e recitais de poesia, promovendo a diversidade cultural e o talento juvenil na região.
A programação diversificada abrange iniciativas de vários programas, como Artes Visuais Estudantis (AVE), Festival Estudantil de Teatro (FESTE), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), Mostra de Dança Estudantil e Tempo de Arte Literária (TAL). No encontro, os estudantes demonstram suas habilidades artísticas em múltiplas linguagens, trazendo ao público uma rica experiência cultural e expressões variadas de criatividade juvenil.
Ana Karolliny Carneiro de Oliveira, de 18 anos, aluna do 3º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Zenilda Fernandes dos Santos Farias, localizado no município de Capela do Alto Alegre, participou com o coral da sua escola. Para ela, o evento é uma oportunidade única de valorizar e cultivar a arte no território.
“Esse encontro ressalta a celebração da arte e da cultura do nosso território, da nossa Bahia. Esse é um ótimo espaço para o desenvolvimento de habilidades artísticas. É a partir desses projetos que muitos estudantes descobrem talentos ocultos ou ganham o incentivo necessário para investir em suas habilidades. É um evento incrível”, disse.
A também estudante Cecília Moreira Santiago, também de 18 anos, do 3º ano do Colégio Estadual de Tempo Integral Virgílio Francisco Pereira, em Nova Fátima, e Jovem Ouvidora, compartilhou sua satisfação em fazer parte do encontro. “É uma honra poder participar desse evento como Jovem Senadora e destacar a importância do protagonismo estudantil na construção de uma educação que seja do tamanho dos nossos sonhos,” relatou.
Fonte: Ascom/SEC
COMMENTS