Com o objetivo de conscientizar acerca do câncer de mama, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), realizou na manhã desta terça-feira (29) uma palestra sobre a doença. Na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, a ação, que faz parte do movimento Outubro Rosa, contou com apresentação do oncologista clínico Daniel Oliveira Brito, que explicou os cuidados preventivos necessários, os riscos da enfermidade, dados a respeito da mazela e possíveis tratamentos, e foi aberta para participação do público com perguntas.
Lotado, o espaço recebeu a presença de servidoras e servidores da autarquia para aprender sobre o tema. A coordenadora do Núcleo Mulheres no Esporte, Juliana Camões, destacou o papel das empresas e empregadores de realizarem eventos com a temática para conscientizar as pessoas.
“É um papel, um dever mesmo, do empregador de promover isso. Disponibilizar essa informação é importante, porque a partir do momento que a pessoa tem a informação, a prevenção de fato vai funcionar. Essa é uma contribuição da Sudesb para a saúde de todos os seus servidores”, afirma.
As mulheres presentes receberam brincos e rosas de brinde, além disso o evento contou com café da manhã, tudo temático. Todos os incentivos somados à presença da discussão no ambiente de trabalho é algo bastante positivo, de acordo com o oncologista Daniel Brito, que aponta esse espaço como um local em que as mulheres passam grande parte de seu tempo e nem sempre têm fácil acesso às informações de saúde.
“Esclarecer e conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama é o primeiro passo para enfrentarmos o problema. Quando trazemos a informação para perto, aumentamos as chances de um diagnóstico precoce, fator que contribui significativamente para a cura”, afirma. Ele ressalta a importância da presença de homens na palestra e reforça que eles também podem ser vítimas da doença, embora seja mais raro.
Para a líder do núcleo Mais Saúde, Ana Cristina, a ação é um compromisso da Sudesb com a integridade e segurança de seus colaboradores. “Falar sobre o tema é uma forma de alertar para os sinais e sintomas, rompendo barreiras e medos. A conscientização é fundamental não apenas em outubro, mas em todos os meses”, declara.
Fonte: Ascom/Sudesb
COMMENTS