A reconstrução dos casarões históricos no bairro do Comércio que vão abrigar a Casa de Espetáculos e a Escola de Arte e Tecnologia Maestro Letieres Leite já superou a marca de 35% de conclusão. No prédio da escola, foram finalizadas as fundações, o reservatório inferior e as casas de bombas. Também foram concluídas a concretagem dos pilares, vigas e lajes de piso do mezanino ao 8º pavimento, levantamento das alvenarias de vedação em bloco de concreto da subestação, alvenarias externas e a alvenaria em bloco cerâmico no mezanino.
Atualmente, as obras seguem revestimento das paredes. Também estão previstas as etapas de instalação do isolamento acústico, montagem da cobertura de madeira com claraboia de vidro, instalação do ar-condicionado, além dos acabamentos e revestimentos.
No casarão destinado à Casa de Espetáculos, foram realizadas a construção do reservatório inferior, a caixa dos elevadores, ambos em concreto armado, a restauração das paredes do casarão, incluindo parte interna das fachadas, concretagem das lajes, pilares e vigas até o 3º piso, além da concretagem da caixa dos elevadores. Atualmente, as obras estão focadas na instalação da estrutura metálica e na pintura das fachadas da Rua Santos Dumont e lateral.
As próximas etapas incluem a instalação da estrutura metálica para os equipamentos cênicos e cobertura, o levantamento das alvenarias em bloco cerâmico, a colocação do piso em madeira de lei da área do palco e a execução da cobertura com telhas cerâmicas. Posteriormente, os trabalhos vão se concentrar nos acabamentos e revestimentos finais.
Com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025, as obras estão sendo executadas pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) e, após finalizadas, serão entregues à Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que ficará responsável pela administração dos espaços.
O superintendente da Sucop, Orlando Castro, falou da importância desse projeto para Salvador. “Estamos avançando com as obras do Complexo Cidade da Música, assegurando que cada fase seja concluída com o mais alto nível de qualidade. Este projeto vai além da reconstrução física; trata-se de resgatar um patrimônio histórico e cultural, proporcionando novos espaços dedicados à arte e à tecnologia, que irão beneficiar toda a cidade”.
Espaços – Com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a Escola de Artes e Tecnologia e a Casa de Espetáculos serão integradas à Cidade da Música da Bahia e à Casa das Histórias de Salvador/Arquivo Municipal, formando assim o Complexo Cultural Cidade da Música. Os equipamentos estão sendo erguidos a partir do reaproveitamento de uma ruína do século XVII, de forma a restaurar, preservar e conservar este patrimônio histórico da cidade.
A Escola de Artes e Tecnologia, um prédio com 10 andares, vai atender à grande demanda por capacitação de técnicos da economia criativa da música. Já a Casa de Espetáculos será um espaço para eventos que comportará um público de cerca de 200 pessoas e dará suporte às aulas práticas da Escola de Artes e Tecnologia.
Investimento – A obra conta com investimento total de cerca de R$70 milhões, ocupando os dois equipamentos uma área de 776 m². Os recursos para a construção da Escola de Artes e Tecnologia e da Casa de Espetáculos são oriundos de parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O projeto é parte do Complexo Cultural Cidade da Música, que já inclui a Cidade da Música da Bahia e a Casa das Histórias de Salvador/Arquivo Municipal.
COMMENTS