Teve início nesta quarta-feira (16), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), o Programa de Desenvolvimento Organizacional, cuja proposta visa integrar a visão prática de quem desenvolve estratégias e aponta rumos em direção aos objetivos da Seplan.
Coordenada pela Universidade Corporativa do Servidor (UCS/Seplan), a atividade está prevista para acontecer até junho de 2025 e nesta primeira rodada teve como público alvo superintendentes, diretores, assessores e o Grupo de Trabalho do PPA (GT PPA).
“A ideia é que possamos construir uma cultura colaborativa, de construção coletiva, com base na confiança, em que as partes individuais, de fato, se integrem e que a gente forme um só corpo para interagir melhor com as outras secretarias, com os nossos parceiros. Este programa inclusive vai trazer, em determinada etapa, os assessores de Planejamento e Gestão (APG´s), que são grandes articuladores nossos dentro das secretarias”, explica a coordenadora da UCS Seplan, Patrícia Miranda.
Psicólogo, antropólogo e professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Carlos Linhares, que lida com cultura organizacional, fala sobre a metodologia aplicada, de sua autoria.
“Minha metodologia, autoral, eu chamo de metodologia de alternância, porque eu alterno entre a transmissão de conteúdos cognitivos formais, temas ligados a empresas, a gestão de pessoas, a desenvolvimento de competências comportamentais, competências de liderança, com estratégias mais lúdicas, porque você cria uma motivação maior de participação, você engaja mais o grupo”.
Este primeiro encontro teve como tema “O indivíduo na gestão pública”. Estão entre os temas a serem abordados nos próximos encontros, dentre outros: “Poder, autoridade e competências de liderança”, “Conflito, resolução de problemas e tomada de decisão”, “Motivação e persuasão”, “Gestão de equipe, sinergia e interdependência” e “Gestão da mudança e resistência ao novo”.
Fonte: Ascom/Seplan
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