Ébahia News
HomeBrasil

Donos de estabelecimentos em SP devem reunir provas de prejuízo por apagão, diz economista à CNN

A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) está orientando os comerciantes afetados pelo recente apagão na capital paulista a documentar cuidadosamente seus prejuízos.

A recomendação vem em meio aos esforços para buscar possíveis ressarcimentos pelos danos causados pela interrupção no fornecimento de energia.

Em entrevista ao CNN 360° nesta terça-feira (15), André Sacconato, assessor econômico da FecomercioSP, enfatizou a importância de reunir evidências concretas dos prejuízos sofridos.

“A primeira coisa que nós aconselhamos todos os donos de estabelecimento é tentar arregimentar o maior número de provas possíveis desse prejuízo”, afirmou.

Documentação detalhada é crucial

O assessor recomendou que os comerciantes façam registros fotográficos, documentem os dias em que ficaram sem operar, e comparem o faturamento e as notas fiscais com períodos normais de funcionamento.

“Toda prova é útil, toda a prova que ele conseguir arregimentar nesse período vai ser muito útil lá na frente”, ressaltou.

Sacconato também mencionou que ações coletivas podem ter mais chances de sucesso do que iniciativas individuais.

Ele citou como exemplo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que já está organizando uma ação coletiva em nome de seus associados.

“Existe proteção na lei contra esse tipo de interrupção de serviço. Você consegue sim algum tipo de reembolso por conta desses prejuízos, mas tem que ser bem documentado”, explicou o assessor, reforçando a necessidade de evidências sólidas para embasar possíveis pedidos de indenização.

 

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Fonte: Clique aqui

COMMENTS