Ébahia News
HomeBrasil

Polícia fecha central bancária falsa acusada de fraudar contas de idosos

Segundo o governo de São Paulo, investigações tiveram início após denúncia de uma vítima que perdeu R$ 56 mil

Divulgação/Deic-SP

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de São Paulo, fecharam na sexta-feira (4) uma falsa central bancária especializada em golpes contra idosos. Conforme a investigação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na capital paulista e em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Dois homens e uma mulher são investigados pelo crime. “Durante o cumprimento das ordens judiciais, três pessoas foram identificadas e são investigadas pela 2ª Delegacia de Investigações sobre Estelionatos e Crimes Contra a Fé Pública da Divisão de Investigações Gerais (DIG)”, disse o governo estadual Ainda de acordo com a polícia, o material apreendido durante as buscas será analisado pelos investigadores.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo o governo de SP, investigações tiveram início após denúncia de uma vítima que perdeu R$ 56 mil. A quadrilha, de acordo com os investigadores, usava a central clandestina para entrar em contato com os clientes dos bancos alertando sobre a identificação de uma fraude na conta. “Os golpistas orientavam os idosos a buscarem ajuda no banco, porém, alertavam sobre um suposto envolvimento de funcionários da agência. Eles convenciam as vítimas a resolver o ‘problema’ no caixa eletrônico, efetuando a transferência do saldo para outra conta, que estava em nome dos golpistas a fim de se proteger de possíveis fraudes”, explica a polícia

O caso está sendo registrado como estelionato qualificado e organização criminosa na 2ª DIG. Idosos são as principais vítimas de golpes financeiros. Em julho deste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania publicou uma cartilha listando quais são os golpes mais recorrentes contra a terceira idade. Entre eles está a falsa central de atendimento. Para combater essa realidade, a pasta afirma que tem se esforçado cada vez mais para melhorar o atendimento pelo Disque 100, serviço nacional criado em 2019 para receber denúncias de violações de direitos humanos. Além de receber as denúncias, o serviço também orienta sobre os direitos e serviços de atendimento.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte

Fonte: Clique aqui

COMMENTS