O Projeto Terças Musicais completa 10 anos. A iniciativa é uma parceria entre o Museu Geológico da Bahia (MGB), órgão administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). A comemoração fará parte da programação da 18ª Primavera de Museus, que ocorrerá na terça-feira (24), às 14h30, no museu. O dia será marcado pela apresentação das cameratas Quadro Solar e Bahia Cordas, contará ainda com participação especial do maestro Carlos Prazeres. O repertório será personalizado para a comemoração e a entrada é gratuita.
A iniciativa, que conta com uma camerata da Osba, uma terça-feira por mês, reforça o objetivo da orquestra de democratizar o acesso à música erudita e popular, contribuindo para a formação de novas plateias, explorando e divulgando obras de grandes compositores. Ao abraçar a ideia, o museu amplia o leque de suas ações, abrigando em suas instalações uma proposta musical cultural, visando oferecer à sociedade mais uma opção de lazer e cultura.
“É com muita alegria que celebramos o aniversário de 10 anos do Projeto Terças Musicais e a chegada da Primavera de Museus do MGB, eventos que cumprem o objetivo de levar conhecimento, cultura e acessibilidade para a sociedade. Em nome do MGB, agradeço a parceria da OSBA por este projeto tão sensível, que carrega um potencial artístico e didático enormes, oferecendo entretenimento e lazer para o público. E que venham mais 10 anos”, afirmou o secretário da SDE, Angelo Almeida.
A integrante da camerata Quadro Solar, Andréa Bandeira, está no projeto desde que entrou para a Osba e afirma que o projeto é gratificante. “Conseguimos levar a música sinfônica para espaços menores onde a orquestra, que é grande, não consegue ir. É muito legal pra nós músicos e o retorno da comunidade que recebemos é fora de série. São dez anos compartilhando a música com o MGB”, destacou.
Primavera de Museus
A 18ª Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem como tema, deste ano, “Museus, Acessibilidade e Inclusão”. O MGB terá programação especial de segunda-feira (23) a sexta-feira (27), com filmes, palestra, workshop e oficina.
Sobre a Osba
A Osba foi criada em 30 de setembro de 1982 e faz parte do corpo artístico do Teatro Castro Alves. Em abril de 2017, seu processo de publicização foi consolidado, passando a ser gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), uma entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS). A Orquestra continua sendo um corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Fonte: Ascom/SDE
COMMENTS