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Secretaria da Administração realiza oficina para instituir indicadores de gestão em seu planejamento estratégico

Foto: Ascom/Saeb

Nas oficinas, os integrantes do GT trabalharam na revisão do PEO anterior, o adaptando às mudanças do mercado e com foco na inovação. Os integrantes do grupo de trabalho também definiram o futuro das superintendências da Saeb e determinaram os marcos necessários para alcançá-lo.

Na fase seguinte do PEO, foram estruturados os projetos estratégicos que irão dar suporte para alcançar os objetivos. Com isso, a Saeb chegou à definição de um mapa estratégico, contendo 13 objetivos, divididos em quatro perspectivas (sociedade, órgãos e entidades, processos organizacionais e impulsionadores estratégicos), e reforçam a missão da Saeb, definida: “promover e gerir, de forma integrada, soluções em gestão para a excelência do serviço público, com foco no cidadão”.

Foto: Ascom/Saeb

Assessor de planejamento e gestão, Wilson Cardoso, falou do grau de amadurecimento da equipe Saeb após dois períodos de PEO. “Depois de dois ciclos de planejamento estratégico, no período de oito anos (2016-2019 e 2020-2023), a secretaria atingiu um grau de maturidade para dar mais um passo em direção a excelência da gestão. Nesse novo ciclo (2024-2027), o planejamento estratégico contará com monitoramento dos resultados de forma contínua, por intermédio de indicadores de aferição”, explicou.

Oficinas de indicadores

O secretário da Administração, Edelvino Góes, falou na abertura do evento, na quinta-feira (29). “Estamos em um momento muito propício para incorporar novas ideias, como um modelo de gestão orientada por dados, que é uma coisa muito relevante. Realizarmos uma oficina de indicadores nesse momento vai contribuir muito para qualificar o processo decisório e a própria gestão”, comentou.

Os indicadores serão estabelecidos em três encontros, elaborados de forma conjunta, por integrantes do Grupo de Trabalho e com a participação de consultores da Rede de Consultores Internos (RCI), capitaneada pela Superintendência da Gestão e Inovação (SGI/Saeb).  A primeira oficina aconteceu nesta quinta-feira (29), com participação do estatístico Antoniel Pinheiro de Barros, Especialista da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Seplan/SEI).

Foto: Ascom/Saeb

Na oficina, Antoniel Barros, que também atua como instrutor avançado e é consultor estatístico, abordou aspectos norteadores dos indicadores, desde seu conceito, importância, propriedades e tipos. Na oficina também serão estabelecidos os indicadores conforme sua tipologia e significado, além de determinadas as principais fontes de dados da organização.

Integrante da Rede de Consultores Internos do Estado da Bahia, a major PM Tatiana Eleutério, também ministrou a oficina, abordando o tema indicadores estratégicos. Especializada em Gestão Estratégica de Processos de Negócio, Tatiana ajudou, junto com gestores da Saeb, na construção das metas e na análise dos esforços necessários para alcançar os resultados desejados pela Saeb.

Outro consultor a falar foi o Major PM Marcelo Neves, que possui MBA em Gerenciamento de Projetos. Neves destacou a importância desta fase do Planejamento Estratégico da Saeb, que é responsável por estabelecer os indicadores e as metas. “É uma etapa crucial porque são os indicadores que vão indicar ou apontar se a gestão está caminhando de forma a alcançar seus objetivos estratégicos”, analisou.  

Fonte: Ascom/Saeb

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