Autoridades de saúde da Europa estão em alerta com o aumento significativo nos casos de dengue no continente.
De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), os chamados “casos importados” da doença, quando a infecção é registrada em alguém que viajou para o exterior, mais que triplicaram de 2022 para 2023.
Baseado nos números dos primeiros meses de 2024, a expectativa é de que os casos de dengue aumentem ainda mais.
Além disso, os casos locais, ou seja, de pessoas que não viajaram ou não tiveram contato com viajantes do exterior, quase dobraram.
Em 2023, houve 130 casos de dengue adquiridos localmente relatados na União Europeia, contra 71 casos foram relatados em 2022.
Antes disso, entre 2010 e 2021, o número total de casos adquiridos localmente foi de 73.
Segundo o ECDC, o Aedes albopictus, outro mosquito que transmite a dengue, está se espalhando mais para o norte, leste e oeste na Europa e agora tem populações autossustentáveis em 13 países do bloco.
As autoridades de saúde apontam que eventos turísticos de grande porte, como os Jogos Olímpicos de Paris, marcados para o próximo mês, podem contribuir para o aumento dos surtos de doenças transmitidas por mosquitos.
As mudanças climáticas e o aquecimento global também são fatores que podem favorecer a proliferação dos insetos vetores da dengue nos países europeus.
Surtos de dengue também bateram recordes neste ano nas Américas do Sul e do Norte, evidenciando uma tendência global preocupante em relação à doença.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Compartilhe:
COMMENTS