A região Sul do Brasil deverá enfrentar chuvas por conta do transporte de umidade causado pela circulação de ventos e a atuação de um cavado nesta terça-feira (18). As informações são da Climatempo.
No Rio Grande do Sul, a capital Porto Alegre pode registrar sol entre nuvens e chuva de moderada a forte a qualquer momento. No extremo sul do estado, a instabilidade tende a perder força, mas no centro-norte, a circulação de ventos deverá manter muitas nuvens carregadas.
Em áreas do oeste e sul de Santa Catarina o fluxo de umidade também deve aumentar, podendo provocar temporais. A previsão indica tempo firme para Curitiba e no norte do Paraná.
No Sudeste do país, a previsão é de ar seco. A infiltração marítima provoca pouca precipitação no norte do Espírito Santo e no Vale do Jequitinhonha. Apesar disso, as capitais da região não devem ter mudança de cenário nesta terça-feira.
O bloqueio atmosférico ainda deve atuar impedindo as instabilidades sobre a maior parte das áreas centrais do país. Essa situação contribui com as temperaturas acima da média.
O dia deve ser de sol, sem previsão de chuva, com pouca nebulosidade e ar seco no Centro-Oeste brasileiro. A região do Pantanal pode sofrer com o aumento dos focos de queimadas com a presença do sol.
A região Norte também deve ter um dia de sol e com poucas nuvens, em especial no estado do Acre, Rondônia e Tocantins, além da porção sul do Amazonas e do Pará. A umidade do ar deve continuar baixa na maior parte das áreas mencionadas.
Há previsão de pancadas de chuvas, com risco de alguns temporais, sobre o interior amazonense, na região norte e leste do Amapá, e em Roraima.
A chuva continua concentrada sobre a faixa do litoral da região Nordeste por conta dos ventos que sopram do mar contra a costa, podendo provocar pancadas moderadas no sul da Bahia e no litoral de Sergipe, Pernambuco e Maranhão. Mesmo assim, a terça-feira deve ser de sol, com aumento de nuvens e tempo abafado.
No interior, o tempo continua firme e seco, podendo registrar chuva moderada em algumas áreas.
Compartilhe:
COMMENTS