A massa de ar de origem polar que provocou recordes de frio no Centro-Sul do país nos últimos dias está se afastando, e as temperaturas já começam a subir na região nesta quinta-feira (15).
No Sudeste, a previsão é de calor em todas as capitais. As máximas previstas são de 28°C em Belo Horizonte, 27°C em São Paulo e 29°C no Rio de Janeiro. Em São Paulo, apesar do início do dia ainda frio, com termômetros marcando 14°C, a temperatura deve subir consideravelmente ao longo do dia.
Os paulistanos devem se preparar para o chamado “efeito cebola”, saindo de casa agasalhados pela manhã, mas podendo tirar os casacos à tarde devido ao aumento da temperatura.
No fim de semana, o calor deve se intensificar ainda mais na capital paulista, com os termômetros podendo chegar aos 32°C no domingo.
No Rio de Janeiro, o cenário é de sol e céu azul até o fim de semana, com temperaturas próximas aos 30°C. A cidade não apresenta mais alerta de ressaca para a costa fluminense, indicando condições favoráveis para quem planeja ir à praia.
Sul e Centro-Oeste: contrastes climáticos
Na região Sul, as temperaturas sobem em relação aos últimos dias, mas permanecem amenas em algumas áreas. Florianópolis e Santa Helena, por exemplo, não devem ultrapassar os 22°C hoje, mantendo-se com máximas entre 23°C e 25°C até domingo. Curitiba é uma exceção, com previsão de 25°C hoje e até 29°C no fim de semana.
No Centro-Oeste, o destaque é o tempo muito seco, com índice de umidade abaixo de 20% em algumas áreas, o que representa nível de alerta. Brasília e Cuiabá enfrentam baixa umidade, com madrugadas frias e tardes quentes. Em Cuiabá, a situação é ainda mais crítica, tendo registrado ontem umidade de apenas 10%, a mais baixa entre as capitais do país.
Chuvas no Norte e no Nordeste
Enquanto o Centro-Sul esquenta, as regiões Norte e Nordeste devem registrar chuvas. As pancadas podem ser mais fortes entre o Amazonas e o Pará, além do litoral da Bahia. Em Salvador, a chuva ganha força e pode ocorrer a qualquer momento do dia.
Em Natal, no Rio Grande do Norte, a previsão é de chuva pela manhã, acompanhada de fortes rajadas de vento que podem atingir 70 km/h. A temperatura máxima na capital potiguar deve ficar em torno dos 28°C.
Com a mudança no padrão climático, é importante que a população fique atenta às variações bruscas de temperatura e aos cuidados necessários em cada região, seja com o calor intenso ou com as chuvas previstas.
Compartilhe:
COMMENTS