HomeBahia

Projeto apoiado pelo Governo da Bahia coleta quase seis toneladas de recicláveis na Micareta de Feira

Quase seis toneladas de resíduos recicláveis foram coletadas durante os quatro dias da Micareta de Feira de Santana. Com apoio do Governo da Bahia, o projeto pioneiro Micareta Sustentável e Solidária atuou na coleta de latas de alumínio e plástico, beneficiando 360 catadores e catadoras. Todo o material coletado foi levado para a Central de Valorização e Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis, montada próximo ao circuito da festa, evitando a ação de atravessadores e garantindo o preço justo.

Executado pela Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (Artemares) e a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama), o projeto incluiu a distribuição de kits de equipamentos de proteção individual (luva, bota, meião, protetor auricular e capa de chuva) e fardamento (camisa e calça), além de orientação aos profissionais sobre segurança no trabalho, técnicas de separação de materiais e boas práticas ambientais.

Foto: Cama (Centro de Arte e Meio Ambiente )

Semelhante ao Eco Folia Solidária realizado no Carnaval de Salvador, a ação é fruto da ampliação e interiorização dessa política pública, promovida há mais de 16 anos pelo Governo da Bahia, sob a coordenação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Equipamentos

O apoio às cooperativas busca melhor estruturar a cadeia produtiva da reciclagem. Pensando nisso, o Governo distribuiu, entre as cooperativas parceiras, equipamentos como 15 prensas elétricas, 20 balanças, 15 carrinhos elétricos e seis triciclos. “Parte da nossa vida depende do nosso esforço pessoal, mas outra depende das oportunidades criadas pelas políticas públicas. E esse apoio às cooperativas é exemplo do fortalecimento dessa política, que impacta diretamente na vida de catadores de material reciclável e também no meio ambiente”, disse Davidson Magalhães, secretário da Setre.

Na semana passada, a Setre entregou três equipamentos à Associação Gota de Óleo (AGO), que atua no município de Eunápolis, no sul da Bahia: uma prensa  para papel/papelão, pet e similares (compactação mínima de 30 toneladas e capacidade de produção de, no mínimo, 1.200 kg/h); um carro elétrico compacto, para transporte de carga e/ou coleta de resíduos sólidos ( movido a eletricidade fornecida por baterias recarregáveis) e 01 balança eletrônica com capacidade de carga máxima 3.000kg.

Fonte: Ascom/Setre

Fonte: Clique aqui