A mudança de vida promovida pela Prefeitura, por meio do programa Morar Melhor, alcançou 100 famílias no bairro de Ilha Amarela. É a primeira vez que o programa, que promove melhorias habitacionais em residências, contempla o bairro. O prefeito Bruno Reis participou da entrega das residências reformadas aos moradores na noite desta segunda-feira (27), ao lado da gerente do programa, Cristiane de Araújo.
O prefeito destacou que até o fim do ano a Prefeitura deverá reformar mais 2 mil unidades habitacionais. “Não há nada mais importante para o ser humano do que sua casa. Já fizemos diversas entregas aqui na região de escolas, postos de saúde, construção de praças, pavimentação de ruas, mas quando a gente reforma as casas efetivamente a gente muda a vida das pessoas. Por isso este programa é um dos mais desejados da cidade”, contou.
Bruno Reis também explicou que Ilha Amarela está recebendo o programa pela primeira vez porque ele já é contemplado por outro programa que vai promover, dentre outros benefícios, melhorias habitacionais e residências em estado de precariedade, o Novo Mané Dendê. “O projeto vai reformar mil casas no entorno. Só aqui no bairro serão 140 casas reformadas pelo programa”, afirmou.
Uma das unidades contempladas com a reforma pelo Morar Melhor foi a residência de dona Terezinha Esperança Lima, 69 anos, que mora na comunidade desde a infância. Ela, que é viúva, tem 4 filhos, 8 netos e 9 bisnetos, e tem a casa como ponto de apoio para a família. Ela contou que, com as dificuldades de trabalhar lavando roupas e fazendo faxina para sustentar a família, não teve condições de reformar seu imóvel que estava carente em vários quesitos.
“Eu não esperava essa reforma. Minha casa molhava muito e estava com o telhado todo quebrado. Graças a Deus segui confiante e recebi essa benção. Aqui trocou janela, botou basculante para eu receber um ventinho e ainda pintou da cor que eu gosto, que é verde. Tenho muito a agradecer”, relatou emocionada.
Balanço e critérios – Bairros como São Gonçalo do Retiro, Pirajá, São Marcos, Alto do Cabrito e Brotas são apenas alguns dos contemplados pelas melhorias nos últimos meses. Desde que iniciou suas atividades, em 2015, o Morar Melhor entregou mais de 52 mil unidades habitacionais reformadas em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa, são executados serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário. O investimento nas residências pode chegar até R$15 mil.
Reportagem: Joice Pinho/ Secom