Ébahia News
HomePolítica

Invasão de Cuba seria erro histórico, diz ex-conselheiro dos EUA

Ricardo Zúniga também questiona aumento de sanções contra a ilha; Trump já sinalizou interesse de invadir o país

O ex-conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Ricardo Zúniga, disse que uma invasão de Cuba “não faz sentido” e “seria um erro histórico”. Segundo ele, uma intervenção norte-americana na ilha não se sustenta. As declarações foram feitas à jornalista Isabella Menon e publicadas no sábado (9.mai.2026). 

“Isso não faz sentido. Cuba é um país muito nacionalista e nem governo nem oposição desejam uma ocupação americana. Também não há interesse real da sociedade dos EUA nisso. Essa ideia é isolada e equivocada. Seria um erro histórico”, afirmou Zúniga, que manteve negociações com o regime cubano enquanto estava na Casa Branca.

O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), já fez sinalizações de que a ilha pode ser o próximo alvo de sua política externa. Em março, já durante a guerra com o Irã, disse que “Cuba é a próxima”. Também chegou a dizer que seria uma “honra tomar Cuba”. O regime cubano enfrenta um embargo norte-americano.

Zúniga questiona a necessidade de endurecer ainda mais essas sanções. Já enfraqueceram bastante Cuba. Transformar o país em algo próximo ao Haiti não faz sentido, ainda mais sendo um vizinho tão próximo [dos EUA], disse. Com crise humanitária, a ilha sofre apagões frequentes, resultado de uma infraestrutura envelhecida.

O ex-conselheiro afirmou que o modelo econômico do país “fracassou completamente”

“Não há perspectiva de futuro dentro desse modelo. Ao mesmo tempo, as sanções dos EUA agravam o cenário, pois têm justamente o objetivo de prejudicar a economia. A combinação desses dois fatores levou cerca de 90% da população à pobreza extrema”, declarou.

Fonte: Clique aqui

COMMENTS