9 remédios caseiros para chulé (e como fazer)

HomeLifestyle

9 remédios caseiros para chulé (e como fazer)

Alguns remédios caseiros para acabar com o chulé, como o escalda-pés de tomilho, a loção de alecrim, a solução de bicarbonato de sódio ou de vinagre de maçã, possuem propriedades antibacterianas ou antifúngicas que ajudam a eliminar o excesso de bactérias ou fungos responsáveis pelo desenvolvimento do mau cheiro nos pés.

No entanto, para o chulé desaparecer de vez é importante também manter alguns cuidados de higiene, como evitar usar a mesma meia duas vezes seguidas, secar bem os pés após o banho e evitar o uso de calçado de plástico Saiba o que fazer para acabar com o chulé.

Esses remédios caseiros podem ser usados para ajudar a acabar com o chulé. No entanto, caso o mau cheiro não melhore ou seja companhado de sintomas, como feridas ou vermelhidão entre os dedos, ou descamação dos pés, por exemplo, deve-se consultar o dermatologista que pode indicar o tratamento mais adequado.


Os principais remédios caseiros para acabar com o chulé são:

1. Escalda-pés de tomilho

O escalda-pés de  tomilho é um bom remédio caseiro para tratar o chulé, pois ele tem propriedades antissépticas que destroem as bactérias da pele, impedindo que estas transformem as toxinas do suor em mau cheiro.

Ingredientes

  • 25 g de tomilho seco
  • 1 copo de vinagre de maçã
  • 2 litros de água fervente

Modo de preparo

Colocar os ingredientes dentro de uma bacia e deixar repousar por cerca de 15 minutos. Depois de amornar, colocar os pés dentro da bacia durante 10 minutos e depois retirar e secar bem com uma toalha.

Para complementar estes tratamentos caseiros é recomendado que os indivíduos mantenham os pés bem secos, utilizem sapatos abertos ou meias de algodão, quando precisar de usar sapatos fechados.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Escalda-pés de camomila

A camomila possui um efeito suavizante, que muda temporariamente o PH da pele, secando os pés e eliminando o excesso de suor. Assim, é possível diminuir a umidade que provoca o desenvolvimento das bactérias e surgimento do cheiro a chulé.

Ingredientes

  • 2 litros de água fervente
  • 10 colheres (de sopa) de flores de camomila

Modo de preparo

Colocar os ingredientes dentro de uma bacia e, depois de amornar, colocar os pés dentro da bacia, deixando repousar durante 15 a 20 minutos. Fazer este escalda-pés todos os dias, depois do banho e antes de dormir, por pelo menos 1 semana.

3. Pó de amido de milho com óleos essenciais

Outro excelente tratamento natural para chulé é o pó de aromaterapia feito com amido de milho e óleos essenciais. Este pó ajuda a controlar a transpiração do pé, ao mesmo tempo que aromatizam a pele, diminuindo a intensidade do cheiro a chulé.

Ingredientes

  • 50 g de amido de milho;
  • 2 colheres (de sopa) de argila branca cosmética;
  • 10 gotas de óleo essencial de cipreste;
  • 10 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 3 gotas de óleo essencial de patchuli.

Modo de preparo

Misturar o amido de milho com a argila cosmética até que se forme uma mistura homogênea, depois adicionar os óleos essenciais gota a gota, misturando-os no pó com os dedos.

O pó resultante deve ser guardado em um recipiente fechado, onde deve permanecer por 2 dias. Esse tempo é necessário para que os óleos essenciais aromatizem completamente o pó. Depois desse tempo, pode-se usar o pé para aplicar nos pés antes de calçar.

4. Loção de alecrim

Uma ótima solução caseira para tratar o chulé é lavar os pés com folhas de alecrim, de nome científico Rosmarinus officinalis L., pois esta é uma planta medicinal com elevadas propriedades medicinais e aromáticas que proporciona um eficaz tratamento contra o chulé.

Ingredientes

  • 2 xícaras de folhas de alecrim;
  • Álcool etílico o suficiente para cobrir as folhas de alecrim.

​​Modo de preparo

Em um recipiente largo deve-se colocar as folhas de alecrim picadas e cobri-las com o álcool. Depois, é preciso tampar e deixe a solução repousar por 24 horas.

Após esse tempo, esta loção pode ser massageada nos pés depois do banho, repetindo-se o procedimento quantas vezes for necessário.

5. Chá de ervas

Um excelente remédio caseiro para eliminar o odor dos pés é uma mistura de óleos essenciais.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 3 gotas de óleo essencial de cipreste;
  • 2 gotas de óleo essencial de patchuli.

Modo de preparo

Preparar este tratamento caseiro e eliminar o mau cheiro dos pés basta adicionar os óleos essenciais em uma bacia com água morna e mergulhar os pés por aproximadamente 15 minutos.

Os óleos essenciais de cipreste, alfazema e patchuli mostram eficácia nesse tipo de tratamento, pois combatem as bactérias responsáveis pelo odor dos pés, dando-lhes uma sensação de limpeza e frescor.

6. Solução de vinagre de maçã

O vinagre de maçã é uma boa opção de remédio caseiro para chulé, pois por ser uma substância ácida, ajuda a eliminar fungos e bactérias que causam o mau cheiro nos pés

Ingredientes

Modo de preparo

Misturar os ingredientes em uma bacia limpa e seca e mergulhar os pés nessa solução por 15 a 20 minutos, 2 vezes por semana. Depois enxaguar os pés e secar bem com uma toalha limpa e seca.

7. Solução de bicarbonato de sódio

A solução de bicarbonato de sódio também pode ajudar a acabar com o chulé, pois tem ação antimicrobiana que ajuda a eliminar as bactérias que causam mau cheiro.

Ingredientes

  • ¼ de xícara de bicarbonato de sódio;
  • Água morna.

Modo de preparo

Colocar o bicarbonato de sódio em uma bacia ou balde e adicionar água morna o suficiente para cobrir os pés. Deixar os pés de molho nessa solução por 15 a 20 minutos, 2 vezes por dia. Não é necessário enxaguar, sendo apenas recomendado secar bem os pés em seguida.

8. Óleo essencial de melaleuca

O óleo de melaleuca, ou tea tree, é rico em substâncias com ação antibacteriana e antifúngica, como terpineno e cineol, que ajudam a combater bactérias ou fungos, ajudando a acabar com o chulé.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de melaleuca;
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de coco, amêndoa doce ou azeite.

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e passar nos pés, 3 vezes ao dia, por no máximo 6 dias seguidos.

Antes de aplicar o óleo de melaleuca na axila, deve-se verificar se possui alergia a esse óleo e, por isso, é recomendado passar uma gota do óleo de melaleuca na pele do dorso da mão.

Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas na mão, deve-se lavar a pele e não usar o óleo de melaleuca como remédio caseiro para chulé.

O óleo de melaleuca não deve ser usado por mulheres grávidas.

9. Chá de extrato de hamamélis

O chá do extrato de hamamélis possui efeito antibacteriano ajudando a eliminar as bactérias dos pés, além de ter ação adstringente natural, o que ajuda a contrair os tecidos da pele, reduzindo a produção de suor e combatendo o mau cheiro do chulé.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de extrato de hamamélis;
  • 1 xícara de água fervente. 

Modo de preparo

Adicionar o extrato de hamamélis na xícara de água fervente. Depois de morno, coar, esperar amornar e passar o chá nos pés, especialmente entre os dedos, com o auxílio de uma gaze ou bola de algodão, de 2 a 3 vezes por dia.

Esse chá não deve ser ingerido, pois pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos ou problemas no fígado. Além disso, não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Assista o seguinte vídeo e veja outras dicas para acabar com o chulé:

youtube image - COMO ACABAR COM O CHULÉ

Fonte: Tua Saúde!

COMMENTS