5 passos para eliminar piolhos e lêndeas (com remédios caseiros)

HomeLifestyle

5 passos para eliminar piolhos e lêndeas (com remédios caseiros)

Para eliminar piolhos e lêndeas existem algumas medidas caseiras e naturais, como lavar a cabeça com vinagre de maçã ou usar óleos essenciais, que podem ser experimentadas antes de usar remédios de farmácia.

Este tipo de tratamento pode ser feito em adultos ou crianças, no entanto, se a infestação de piolhos não melhorar em 1 semana, é aconselhado consultar o dermatologista ou pediatra, pois pode ser necessário o uso de shampoos de farmácia.

O piolho é um parasita que passa de uma pessoa para outra através do contato direto com o cabelo, sendo importante cuidados durante o tratamento como lavar as roupas de cama e vestuário com água quente e tratar outras pessoas da casa que tenham piolho. Veja como é feito o tratamento de piolhos e lêndeas.


A seguir estão explicados os 5 passos essenciais para acabar com piolhos e lêndeas de forma natural:

1. Lavar a cabeça com vinagre 

O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas.

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre de maçã;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo

Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos. Por fim, pode-se lavar o cabelo normalmente com shampoo de uso habitual.

O vinagre de maçã deve ser sempre diluído antes de ter contato com a pele, pois é uma substância ácida que pode causar irritação.

Além disso, caso existam feridas no couro cabeludo devido ao ato de coçar, deve-se evitar o uso do vinagre de maça, pois pode causar ardor e irritação no couro cabeludo.

Receba um tratamento mais completo!

Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Mistura de óleos essenciais

O segundo passo é aplicar diretamente no couro cabeludo uma mistura de óleos essenciais e deixar agir por cerca de 20 minutos, usando uma touca.

Ingredientes

  • 50 mL de óleo de coco;
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree);
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de erva-doce;
  • 50 mL de vinagre de maçã.

Modo de preparo

Basta misturar todos os ingredientes e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo e deixar atuar durante 20 minutos, depois pode-se lavar o cabelo com shampoo que a pessoa esteja acostumada.

Antes de aplicar a mistura de óleos essenciais, deve-se verificar se possui alergia e, por isso, é recomendado passar uma gota da mistura na pele do dorso da mão e aguardar 24 horas.

Caso surjam sintomas de alergia como vermelhidão, coceira, inchaço ou formação de pequenas bolhas na mão, deve-se lavar a pele e não usar a mistura de óleos essenciais como remédio caseiro para eliminar piolhos e lêndeas.

Essa mistura de óleos essenciais não deve ser usada por mulheres grávidas.

3. Pente fino comum ou eletrônico

O terceiro passo é passar um pente fino comum em todo cabelo, separando mecha por mecha, de forma a certificar-se de que todo cabelo é penteado dessa forma.

Em vez do pente fino comum, pode-se utilizar um pente eletrônico, no cabelo seco, que é mais eficaz na eliminação e identificação dos piolhos. Veja mais como identificar as lêndeas e piolhos.

Esse pente emite um som contínuo enquanto está ligado e um som mais intenso e mais alto ao encontrar um piolho. Ele emite uma frequência de ultrassons que não são percebidos pela pessoa, mas que é suficiente para matar os piolhos. 

4. Lavar as roupas a alta temperatura

O piolho pode ser transmitido através de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis e, por isso, é muito importante lavar estes objetos com frequência, para evitar uma nova infestação ou mesmo a transmissão do parasita para outra pessoa.

Assim, todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados em água com temperatura superior a 60º, para eliminar os piolhos.

5. Repetir os passos 9 dias depois

O piolho tem um ciclo de vida de 9 dias e, por isso, os piolhos que eram lêndeas e que não foram eliminados com na primeira passagem, podem acabar se desenvolvendo em até 9 dias. Assim, repetir todos os passos após 9 dias garante que todos os piolhos são eliminados.

Confira estas e outras dicas no vídeo seguinte:

youtube image - 4 PASSOS PARA ACABAR COM OS PIOLHOS





89% dos leitores

acham este conteúdo útil



(3.148 avaliações nos últimos 12 meses)

Fonte: Tua Saúde!

COMMENTS